terça-feira, 30 de agosto de 2011

DIA DO FOLCLORE NA ESCOLA EGÍDIO FERNANDES DE SOUZA EM SERRINHA DOS PINTOS RN



Devido a alguns contra tempos o Dia do Folclore na E.M.E.F.S só pode ser comemorado no dia 25/08.
O assunto, folclore, foi trabalhado em forma de projeto pelas turmas do 6º, 7º e 8º anos desta escola; a culminancia estava prevista para o dia 22 que realmente é o dia em que se comemora esta data, porém devido ao horario de distribuição das aulas tornou-se mais conviniente a realização da culminancia somente na quinta-feira, dia 25, dessa forma a diretora Aucilene aproveitou a ocasião para lembrar o Dia do Soldado.
Durante a comemoração os alunos fizeram apresentações de teatros abordando o tema, fizeram adivinhações, cantaram, dançaram,  resgataram algumas brincadeiras que outora fizera parte da infancia dos mais velhos...  Até mesmo diretora e professoras relembraram o tempo da criança quando se deixaram levar pela brincadeira de pular corda, fantoches, cantigas de roda...
Para terminar foi servido a todos pratos típicos da nossa cultura nordestina: mungunzá, baião de dois, rapadura e farofa de carne de sol com toucinho.
O que se pode dizer que essa comemoração foi algo muito proveitos e de muita valia para todos os envolvidos no projeto, foi realmente um resgate a nossa propria cultura.
Vejam algumas imagens: 

Professoras brincam de pular corda


Alunos passam por debaixo da corda

Samba lê lê


Roda de estórias de lendas e mitos



 Adivinhações

Teatro sobre folclore



Brincadeira da rica e da pobre


Brincadeira da lacuchia

Corrida no saco

Brincando com fantoches


Hora de encher o bucho 





Por Gardêniaoliveira