terça-feira, 10 de abril de 2012

Estudante mineira de 13 anos é aprovada em vestibular de direito

Lorena Aguiar Ribeiro é determinada e sonha em ser médica legista.

Milhares de jovens sonham em passar no vestibular. A mineira Lorena Aguiar Ribeiro ainda cursa o 9º ano do ensino fundamental, mas já sentiu o gostinho desta vitória. Com apenas 13 anos, a estudante da Escola Municipal Prefeito Amintas de Barros, em Belo Horizonte, passou em direito na Faculdade Anhanguera. Apesar de ter sido aprovada, ela só poderá fazer um curso superior depois de concluir o ensino médio.
A adolescente diz que decidiu de última hora prestar vestibular como “treineira”. “Resolvi fazer a prova por experiência e por influência do meu pai e de alguns amigos”, revela. Entre a inscrição e o resultado, foram apenas quatro dias. O pai, Graciliano Antônio Ribeiro, grande incentivador da garota, foi quem deu a notícia para a filha. “Eu estava na hora do recreio quando ele me ligou. Fiquei feliz só de pensar que passei numa prova que normalmente só pessoas com o ensino concluído passam. Acho que na hora, ele [o pai] até ficou emocionado”, comemora.

Em casa, a mãe, Maria da Penha Ribeiro, que inicialmente não estava certa se este era o momento adequado de a filha prestar vestibular, não esconde o orgulho. “Foi muito gratificante. Quando ela e o pai dela apareceram com essa ideia, eu pensava que era muito cedo, que não ia dar certo. Mas ela dizia que seria uma experiência nova”, conta. Na escola, a aprovação rendeu até um apelido à adolescente: “nerd”. De acordo com Lorena, muitos colegas ficaram surpresos. Já os professores teceram diversos elogios à menina. “Eles me falaram que eu estava no caminho certo”.
E Lorena é determinada quanto ao caminho que pretende trilhar. Além de direito, quer se formar em medicina. Como muitas jovens, ela pensa em se tornar modelo, mas revela que o grande sonho é ser médica legista. “A profissão de modelo pode acontecer de ser só uma fase. Se eu for médica, posso trabalhar a vida inteira”, reflete.
A vontade de se dedicar à medicina legal veio da ficção. Tudo começou quando Lorena assistiu a um filme que mostrava a atuação de uma perita. Desde então, as produções que mostram esse universo se tornaram as preferidas da garota, que também se diz “viciada” em uma série sobre perícia em investigações de crimes.
Se dependesse da vontade de Lorena, ela logo trocaria as salas de aula da Escola Municipal Prefeito Amintas de Barros pelas da Faculdade Anhanguera. A mãe da garota conta que o marido está estudando se há a possibilidade de a filha adiantar

Dedução do IR com educação não inclui cursinho nem idiomas

Só geram descontos no IR os gastos da educação formal, da creche à pós.

Valor por pessoa, abaixo de R$ 3 mil por ano, é baixo, dizem especialistas.

Simone Cunha Do G1 em São Paulo

Os gastos com educação formal - o ensino regular, que vai da creche até a pós-graduação – são as únicas despesas desse tipo que geram dedução no Imposto de Renda 2012. Cursos de inglês, aulas particulares, pré-vestibulares e compra de material didático ficam de fora das deduções do IR. O valor das despesas pode chegar, no máximo, a R$ 2.958,23 por pessoa no ano-calendário de 2011 – valor que é considerado muito baixo pelos especialistas ouvidos pelo G1.
"Só a escola particular, que todos usam quando têm uma renda um pouquinho mais alta, é muito acima desse valor", diz o conselheiro

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Escolas têm uma semana para aderir a programa que amplia tempo do aluno em sala

Estudantes do Mais Educação ficam três horas a mais em sala duas vezes na semana

O Programa Mais Educação aceita até o próximo domingo (15/04) a adesão das escolas e secretarias municipais e estaduais de educação pré-selecionadas no projeto, que amplia o tempo que as crianças permanecem em sala de aula.
A adesão pode ser feita pela internet pelo Simec (Sistema de Informações Integradas do Planejamento, Orçamento e Finanças) do MEC (Ministério da Educação e Cultura). O total da verba a ser repassada pelo programa não foi divulgado pelo governo.
Podem participar do programa as escolas listadas pelo MEC que atendem estudantes de famílias de maior vulnerabilidade social e que já foram classificadas assim pelo ministério.
Mais de 2,8 milhões de estudantes participam do programa e a meta de 2012, é incluir mais de 15 mil escolas, sendo 5.000 da zona rural.
As escolas que integram o programa passam a adotar uma jornada diária com, no mínimo, sete horas. Duas vezes por semana, os alunos têm três horas a mais de atividades na escola, incluindo aulas de reforço.
O projeto oferece dez macrocampos de conhecimento e a escola pode escolher seis, sendo que um deles, o acompanhamento pedagógico, é obrigatório.

R7 / Wscom Online

Filho de pescador, Indiana Jhones é campeão brasileiro de matemática

Estudante do Povoado de Poxim (AL) ficou quatro anos fora da escola. \\\'A matemática é muito importante para mim\\\', diz jovem com nome de herói
Assim como o famoso personagem do cinema, o estudante Indiana Jhones dos Santos, de 19 anos, gosta de decifrar enigmas. Nas telas, o professor de arqueologia interpretado por Harrison Ford se aventura em busca de relíquias e tesouros. Na vida real, o garoto que mora no povoado de Poxim, em Coruripe, em Alagoas, tenta reescrever a história de sua família por meio dos problemas da matemática. Indiana ganhou medalha de ouro na última edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).
George Lucas, produtor e roteirista da saga, teve um cão com o nome que inspirou o personagem. Fã da série de filmes criada por Lucas e por Steven Spielberg, a dona de casa Angelita Maria dos Santos Silva, de 42 anos, não titubeou

Jogos ajudam a assimilar conteúdos e até a escolher profissão

Mais do que uma simples ferramenta de diversão, os games têm se mostrado um importante aliado no processo de aprendizagem
Uma faculdade que propõe um teste vocacional diferente, em um ambiente virtual. Uma escola de inglês que, ao final das aulas, revisa o conteúdo com perguntas propostas por um computador. As duas situações apontam uma tendência na área da educação: mais do que uma simples ferramenta de diversão, os games têm se mostrado um importante aliado no processo de aprendizagem.
O foco em uma geração que já nasceu conectada foi o motivo que levou a Faculdade Pitágoras, de Belo Horizonte (MG), a pensar em uma nova maneira de aplicar o teste vocacional. Segundo o diretor regional e líder de inovação da Kroton Educacional, mantenedora da instituição, Sandro Bonás, os exames tradicionais eram repletos de perguntas formais, ministradas de maneira bastante convencional: em um calhamaço de páginas impressas. "Isso era muito chato. O aluno não