terça-feira, 19 de junho de 2012

FECHADO PARA TREINOS!


Imagem: Gardeniaoliveira
A SECRETARIA DE ESPORTES DE SERRINHA DOS PINTOS AVISA QUE A PARTIR DE QUINTA-FEIRA (21/06/12) O GINÁSIO DE ESPORTES SERÁ FECHADO PARA TREINOS POLIESPORTIVOS SE ESTENDENDO ATÉ O DOMINGO (24/06/12). RETOMA AS ATIVIDADES NORMALMENTE NA SEGUNDA (25/0612). 
 

Greve no IFRN começa a partir de quinta-feira



Joana Lima/ DF
IFRN se une às mais de 54 instituições federais de educação em greve
Alex Costa/ Da Redação Natal


Unindo-se à paralisação nacional, os professores e servidores federais do Instituto Federal do Rio Grande do Norte entrarão em greve a partir da próxima quinta-feira (21/06). A decisão foi confirmada em assembleia no último dia 16. O IFRN se juntará às mais de 54 instituições da educação em greve e deverá aumentar a força do movimento em busca das reivindicações da categoria.
De acordo com Josenildo Oliveira, membro do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), o comando de greve se unirá às forças do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Pùblico Federal no Rio Grande do Norte (Sintsef) e do Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação Superior (Sintest) em frente ao Hospital Universitário Onofre Lopes realizando uma manifestação que deverá dar início à onda de protestos que buscam chamar a atenção do governo federal e da sociedade civil. O calendário será divulgado no decorrer das negociações.
Entre as pautas de reivindicações do Sinasefe estão a reestruturação das carreiras, o reajuste salarial de 22,08%, além do data-base e a recomposição das perdas anuais, melhoria das relações e condições de trabalho e o veto à previdência complementar para os servidores públicos federais. A próxima assembleia está marcada para o dia 2 de julho.
Fonte: Jornal de Fato
/ gardêniaoliveira

ALMINO AFONSO/RN: BIBLIOTECA COMUNITÁRIA JUSCELINO KUBITSCHEK ESTÁ ENTRE AS TRÊS REFERÊNCIAS DA CULTURA POTIGUAR


Biblioteca Comunitária Juscelino Kubitschek está entre as três referências Culturais do RN.

De acordo com o jovem Danilo Bezerra Vieira, responsável pela Biblioteca Comunitária Juscelino Kubitschek, localizada no sítio Três Altos no município de Almino Afonso/RN, a biblioteca fundada em 2008 está entre
 

sexta-feira, 15 de junho de 2012

PALESTRA NA E.M EGÍDIO FERNANDES DE SOUZA

NA TARDE DESTA QUINTA-FEIRA, 14 DE JUNHO, FOI REALIZADA UMA PALESTRA NA ESCOLA MUNICIPAL EGÍDIO FERNANDES DE SOUZA, ZONA RURAL DE SERRINHA DOS PINTOS-RN.


OS FOCOS PRINCIPAIS DA PALESTRA FORAM O LIXO E A AGUA. DURANTE AS ORATÓRIAS FORAM ENFATIZADAS QUESTÕES COMO: O DESTINO DO LIXO, A DOENÇAS QUE UM LIXÃO A CÉU ABERTO PODEM CAUSAR, A IMPORTÂNCIA DE UM ATERRO SANITÁRIO, O TEMPO QUE CADA TIPO DE RESÍDUO LEVA PARA SE DECOMPOR NA NATUREZA, OS CUIDADOS COM AS FONTES DE ÁGUA, O TRATAMENTO DA ÁGUA POTÁVEL...
DURANTE A PALESTRA FORAM EXPOSTOS

sábado, 9 de junho de 2012

PROJETO SEMANA DA LEITURA


DIRETORA AUCILENE

VISANDO DESPERTAR E AUMENTAR O GOSTO PELA LEITURA, A DIREÇÃO DA ESCOLA MUNICIPAL EGÍDIO FERNANDES DE SOUZA, REUNIU TODOS OS SEUS FUNCIONÁRIOS NA MANHÃ DESTA SEXTA-FEIRA, 08/06, PARA QUE JUNTOS BUSCASSEM "MEIOS" PARA QUE ESSE OBJETIVO SEJA ATINGIDO.
INICIALMENTE FICOU DEFINIDO QUE A PARTIR DO DIA 11 OS PROFESSORES IRIAM COLETAR MATERIAIS PARA O INICIO DA AÇÃO, TAMBÉM FICOU DECIDIDO QUE A CADA MÊS SERÁ FEITA, NA ESCOLA, A SEMANA DA LEITURA E QUE PELO MENOS UMA DIA POR SEMANA SERÁ DEDICADO EXCLUSIVAMENTE AOS TRABALHOS FOCADO SOMENTE NA PRATICA DE LER.
O PONTAPÉ INICIAL FOI DADO, AGUARDEM NOTÍCIAS...
VEJAM ALGUMAS IMAGENS DA REUNIÃO:






Informações e fotos: Gardeniaoliveira

segunda-feira, 4 de junho de 2012

NESTA SEMANA NÃO HAVERÁ AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA


COMUNICADO:



Aviso aos alunos que nesta terça e quinta-feira, 05 e 07 de junho, respectivamente, não haverá a prática de educação física, visto que na terça-feira o ginásio de esportes - local onde as aulas são realizadas - estará sendo ocupado pela Secretaria Municipal de Agricultura e, quinta-feira também não haverá aula em virtude do feriado de Corpus Crist. Portanto, nesta semana não teremos as aulas práticas de educação física pois justo nos dias em que elas são ministradas existem motivos para que as mesmas não ocorram.
Próxima semana retornaremos as nossas atividades normais.
Este comunicado é direcionado aos alunos das escolas municipais Egídio Fernandes de Souza e Leís Gomes de Oliveira da cidade de Serrinha dos Pintos RN.
Atenciosamente: Prof(a) Gardênia.

Comperve divulga Gabarito das Provas do Vestibular à Distância da UFRN




A Comissão Permanente do Vestibular (COMPERVE) disponibilizou o Gabarito Oficial das provas do Vestibular a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Os candidatos concorreram a vagas nas licenciaturas em Educação Física, de Letras – Língua Portuguesa, Geografia, Ciências Biológicas, Matemática, Pedagogia, Química e Física.

Os cursos estão distribuídos nos polos de Caicó, Caraúbas, Currais Novos, Extremoz, Grossos, Guamaré, Luís Gomes, Macau, Marcelino Vieira, Martins, Natal, Nova Cruz e Parnamirim.
 
Confira o gabarito clicando AQUI:

Fonte: Sargento Andrade

Docentes e estudantes da UERN realizaram mais uma manifestação contra o "Governo Rosalba".




Aconteceu na manhã do último sábado (02/06), na cidade de Assú, uma mobilização visando chamar a atenção das autoridades do estado, em especial a governadora, Rosalba Ciarlini, para a realidade da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), cujo corpo docente e técnico-administrativo encontra-se em greve desde o último dia 03 de maio. 

A ação deste dia teve

GREVE NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS (IV)


Conforme informa o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), até este domingo, 46 Universidades Federais e 02 Institutos Tecnológicos estão com todas as suas atividades letivas paralisadas, em função da greve iniciada no país desde o dia 17 de maio, sem que o governo tenha tomado qualquer iniciativa para atender às reivindicações anunciadas pelos professores, naquele momento.Até o dia 22 de maio passado, estavam em greve no Brasil, 43 instituições federais, conforme divulgamos neste blog, com cerca de 500 mil alunos sem aulas.Interessante é que a maioria da classe estudantil matriculada nessas instituições de ensino tem se mantido coesa com o corpo docente, reconhecendo legitimidade do movimento paredista, sobretudo, no que diz respeito ao principal item das reivindicações que é a revisão do plano de carreira, por entenderem que não há condição de evolução do professor ao longo do exercimento da profissão.O governo que havia agendado uma reunião com o comando de greve, no Ministério do Planejamento na semana que passou, cancelou-a e marcará outra data. Enquanto isso, o Ministro da Educação Aloizio Mercadante tem apelado aos professores para que retornem às atividades letivas. Tudo continua como estava.
FONTE: PORTAL CLICKPB (www.clickpb.com.br)
  gardêniaoliveira

GREVE DOS PROFESSORES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS JÁ ATINGE 48 INSTITUIÇÕES.


A greve das instituições federais de ensino já atinge 46 universidades federais e mais dois institutos de ensino tecnológico, segundo levantamento do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes).
A principal reivindicação dos docentes é a revisão do plano de carreiras. O sindicato defende que o atual modelo não permite uma evolução satisfatória do professor ao longo da profissão. A greve já dura mais de 15 dias.
No ano passado, o governo fechou um acordo com a categoria. Ele previa a revisão do plano de carreiras para 2013, além de um aumento de 4%, a partir de março, e a incorporação de gratificações. Os dois últimos pontos já foram concedidos, mas o novo plano continua pendente.
Na última semana, o comando de greve tinha uma reunião de negociação marcada no Ministério do Planejamento, mas o encontro foi adiado pelo próprio governo. O sindicato diz que não recebeu nenhuma justificativa para o cancelamento da reunião. O ministério informou, por meio da assessoria de imprensa, que o encontro foi apenas adiado por razões de "agenda" e será remarcado.
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, fez um apelo para que os professores retomem suas atividades e justificou o atraso nas negociações por causa da morte, em janeiro, do secretário executivo do Ministério do Planejamento, Duvanier Costa, que era responsável pela negociação salarial de todo o serviço público federal.

Fonte: Agência Brasil
/ gardêniaoliveira

Rio Grande do Norte não cumpriu regra de investimento mínimo em educação



Levantamento feito por meio do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope) mostra que em 2010 pelo menos dois estados - Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul - e 52 municípios não cumpriram a determinação da Constituição de estados e municípios investirem em educação pelo menos 25% de sua arrecadação com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Eles aplicaram percentuais inferiores ao que estabelece a lei. Há ainda 60 cidades que não informaram os dados ao sistema, administrado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e que também são consideradas em situação irregular. Os dados de 2011 ainda não foram consolidados.
De acordo com a secretária de Educação do Rio Grande do Norte, Betania Ramalho, até a gestão anterior os gastos com aposentados eram
 

sexta-feira, 1 de junho de 2012

ALUNOS DA E.M. EGÍDIO FERNANDES DE SOUZA PRODUZEM POEMAS ABORDANDO A ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL




Por uma vida melhor

Cuide bem da sua saúde
E da sua alimentação
Pois comer de mais
Não faz bem pro coração

A saúde é importante
A gordura saturada faz mal
As pessoas estão morrendo
E tudo isso não é normal

Em alguns alimentos
Não pode se exagerar
Principalmente os que tem gordura
Pois ela pode matar

As pessoas estão ficando
Cada dia mais obesas
Por causa das gorduras
Que nunca falta na mesa

Vou lhe dar um conselho
Tenha uma boa alimentação
As pessoas estão morrendo
De doenças no coração

Faça muitos exercícios
Pois faz bem para saúde
Se alguém precisar de ajuda
Tenha um bom coração e ajude.

Alana, Juliana, Luma, Madalena e Natália Gomes 2011

MAIS UM POEMA




Saúde alimentar

Na hora da alimentação
Coma uma boa refeição
Coma por exemplo
Um bom prato de um feijão

Quando for se alimentar
Coma pouco para não engordar
Não coma doces e guloseimas
Cuide de sua saúde alimentar

Coma frutas e verduras
Para se fortalecer
Não coma tantos doces
Para não dificultar o crescer

Os legumes são fortes
Tem que sempre eles comer
As frutas são gostosas
E faz bem para você

Homens prestem atenção
Não coma muitas frituras
Coma muito arroz e feijão
Também legumes e verduras
   
Jefferson, Lucas, Jacqueline e Natália Ferreira 2011

POEMA PRODUZIDO POR WALISSON E JERDSON





Uma alimentação saudável

Se você não comer
Você pode emagrecer
Por isso coma bastante
Para não envelhecer

Você pode ficar desnutrido
Se você não comer
Coma bastante comida
Para não emagrecer

Coma bastante frutas
Coma mangas, bananas e mamão
Coma também goiabas
Para o sangue ficar fortão

Coma verduras e frutas
E outras comidas legais
Não coma gordura
Para não ficar gordo demais

Beba bastante sucos
Que tem vitaminas A e C
E fique vitaminado
Pois no final não ficará amarelado.

Walisson e Jerdson 2011

MAIS POEMAS DOS ALUNOS DA E.M.E.F.S




Poema: Seu Bem Estar

Para a nossa saúde
Temos que comer
Frutas com vitaminas ABC
Para poder desenvolver

Para uma boa alimentação
Tem que ter educação
Coma frutas e verduras
Para ter saúde com animação

Doces para crianças
É uma diversão.
Só não é bom para a gente
Por que faz mal ao coração

A vida é um doce
É boa como uma balinha
Mas faz mal para as pessoas
Que desenvolve a glicemia

Você que é criança
Preste mais atenção
O doce faz mal a gente
E dar uma indigestão

Para o seu bem estar
Tem que se alimentar
Cuide-se bem da sua vida
Pra não se prejudicar

Na mesa da sua casa
As frutas não podem faltar
Elas são alimentos
Para a gente saborear

A vida ensina coisas
Que não devemos comer
Não exagere nos doces
Para não adoecer

Vou lhe dar uma dica
Preste muita atenção
Coma sempre frutas e verduras
Para ter uma boa alimentação

Gisélia, Suzânia, Júnior e Ana Karine 2011