quinta-feira, 27 de setembro de 2012

ALUNOS PRODUZEM TEXTOS A PARTIR DE ENTREVISTAS

TEXTO 1:
LEMBRANÇAS GUARDADAS NA MEMÓRIA E NO CORAÇÃO
Assim que eu acordava de manhã cedo ia à escola, à pé. Nesse tempo não tinha carro. Dificilmente pegava uma carona, no carro da rapadura.
Enquanto eu estudava, mamãe fazia o comer que era o feijão, cultivado na agricultura. Fogão a lenha, panela de barro, lembro-me de tudo...
Quando chegava da escola, que almoçava, minhas amigas e eu íamos brincar de calunga - uma boneca que existia na época e todas nós tínhamos uma. E a noite, as vezes, brincávamos de roda.
Me lembro como hoje, das roupas que eram feitas com o pano que papai comprava. Era um tanto de pano certo para fazer as nossas roupas, porque o dinheiro só dava para comprar comida e, por isso, ele não comprava muito pano.
Me lembro até do jeito de namorar. Nós nos abraçávamos, conversávamos e nos beijávamos, não importava o canto do namoro.
Nos invernos os homens brocavam e plantavam cereais necessários ao sustento da alimentação durante o ano todo. Depois da colheita as pessoas, geralmente, colocavam os cereais em um cílhio ou latas vazias de querosene ou margarina. Mas nós não eramos ricos e colocávamos em latas mesmo, porque só comprava cílhio quem era rico.
Festejávamos o São João no mês de junho com fogueiras e balhes e assávamos milho verde. Antigamente o sítio era muito diferente. Hoje é quase uma cidade. Antigamente as ruas não eram calçadas, eram no barro. Não tinha capela, nem tinha praça. Tinha menos casas e não tinha posto de saúde. Vixe! Hoje mudou! Parece com uma pequena cidade, pois tem calçamento, capela, tem energia nas casas, tem quadra de esportes e outras coisas.
Só sei que tudo mudou hoje.
Tudo mudou, mas está tudo guardado no meu coração.

                          Ana Karine, autora

Texto baseado no depoimento de Aurineide Zélia de Queiroz, 47 anos. Escrito por Ana Karine, 12 anos, aluna do 8º ano da E. M. Egídio Fernandes de Souza, zona rural de Serrinha dos Pintos/RN.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Estudantes tem até segunda-feira para participar do Prêmio Caern de Redação



Termina na próxima segunda-feira (17/09), o período de inscrições para os estudantes de todas as escolas públicas e privadas do Rio Grande do Norte participarem do Prêmio CAERN de Redação. Podem inscrever-se, alunos do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio. O tema da redação é “Água: desafio do Século XXI”.
Cada escola terá de fazer a seleção dos textos entre seus alunos e enviar somente um deles para concorrer em uma das três categorias de premiação: 1ª - para alunos do 5º ao 6º ano do Ensino Fundamental; 2ª - para estudantes do 7º ao 9º ano ; 3ª - para o Ensino Médio. O primeiro lugar em cada categoria receberá mil reais de premiação e um tablet. O professor orientador receberá um tablet e a escola, troféu.

Os trabalhos devem ser apresentados sob a forma de redação manuscrita, no gênero textual “Carta”, endereçada ao presidente da CAERN. A redação deverá ser acompanhada por um professor orientador de qualquer disciplina, mas o texto deve, obrigatoriamente, ser escrito pelo aluno candidato, sob pena de desclassificação do trabalho. Além de livros, jornais, revistas e outros sites na internet, os alunos poderão utilizar para consulta os endereços eletrônicos www.premiocaern.blogspot.com e www.caern.com.br.
Entre os critérios de correção e avaliação estão a adequação ao tema, objetividade, originalidade, criatividade, clareza, conexão e representação da realidade, compatibilidade com o grau de escolaridade e ortografia. Os alunos do Ensino Fundamental deverão elaborar cartas com o mínimo de 20 e o máximo de 30 linhas. Já os estudantes do Ensino Médio, devem escrever um texto com o mínimo de 30 linhas e o máximo de 40.
A entrega deve ser feita pela escola, das 8h às 17h, na Assessoria de Comunicação da CAERN e também pode ser enviada pelos Correios para o endereço: Assecom CAERN – Avenida Senador Salgado Filho, 1555, Tirol, CEP: 59015-000 – Natal/RN. As redações devem ser inscritas em modelo de página disponível no site do Prêmio CAERN, junto com o formulário de inscrição, com a assinatura do diretor da escola, nome do aluno e do professor orientador e os demais dados solicitados.
A correção dos textos será realizada entre os dias 17 de setembro e 14 de novembro, pela equipe do projeto Descomplicando a Língua, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação, em parceria com o Centro de Aperfeiçoamento de Língua e Linguagem – CALL. O resultado será divulgado no dia 14 de dezembro de 2012.
FONTE: FOLHA EM DIA / IVANÚCIA LOPES
Via: BLOG O CIDADÃO /

Comissão do senado aprova projeto que considera crime hediondo desviar verba da educação ou saude


A medida de incluir entre os crimes hediondos as fraudes praticadas em licitações, contratos e programas nas áreas da saúde e educação públicas deve ser apreciada pela comissão especial do Senado que analisa o projeto de lei do novo Código Penal. Nesta terça-feira (11/09), a Comissão de Educação aprovou o projeto de lei que prevê tal punição àqueles que se envolverem em formação de quadrilha, corrupção passiva e ativa, além de peculato com o objetivo de desviar recursos da educação e saúde.


O presidente da comissão, Roberto Requião (PMDB-PR), lembrou que a matéria será remetida à apreciação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Segundo ele, como se trata de tipificação criminal, o projeto deve ser encaminhado pela CCJ à comissão especial do Código Penal.

O autor da proposta, Lobão Filho (PMDB-MA), lembrou que o Departamento de Patrimônio e Probidade da Advocacia-Geral da União (AGU) apresentou estudo em que demonstra que praticamente 70% dos recursos públicos desviados no país são das áreas da saúde e educação.


Fonte: Robson Pires
Via: Olho D'água Em Dia / Gardeniaoliveira